Criança falando palavrão: veja o que fazer

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

As crianças pequenas estão constantemente mostrando aos pais que prestam atenção no que eles dizem. Com isso, surgem as curiosidades e até mesmo a reprodução de falas, palavras e expressões. Veja também: + Como conseguir bolsas de estudos com o Melhor Escola

Claro, isso pode acontecer de forma agradável, com frases engraçadas e surpreendentes. Mas e quando vai para o outro caminho, em que vemos uma criança falando palavrão? Qual a melhor alternativa e o que deve ser feito?

É importante ressaltar, antes de tudo, que apesar de não saberem o que significam, as crianças possivelmente escutam palavrões e xingamentos com certa frequência, sendo em casa ou outros lugares de convívio. Por isso hoje trouxemos as melhores práticas para lidar com crianças em situações como essa. Continue a leitura!

Por que as crianças falam palavrão?

Essa pode ser uma pergunta fácil, mas que discorre sobre mais de um motivo. Mesmo que a criança fale de um jeito engraçado ou até mesmo fofo, procure não rir. Uma reação positiva será percebida como encorajamento pelos pequenos para que eles continuem falando palavrão.

Também é importante tentar identificar os motivos pelos quais as crianças estão falando palavrões. De maneira mais geral, é para chamar atenção, imitando o comportamento de alguém que ela conhece. Nesses casos, a melhor abordagem é a mais natural possível, com uma correção mais tranquila. Assim, a criança vai perceber que não conseguiu o que queria e provavelmente desistirá de falar essas palavras.

Se identificar, porém, que a criança está realmente frustrada, irritada ou chateada, é legal conversar com ela para ajudá-la a identificar esse sentimento. Esse é o primeiro passo para que a criança comece a reagir de acordo com o que sente, e até mesmo para começar a conhecer os próprios limites e sentimentos.

O que fazer quando meu filho falar palavrão?

Por mais estranho que isso pareça, a melhor maneira de evitar que falar palavrões se torne um hábito é ignorar completamente o que você ouviu. Portanto, não repreenda ou olhe para a criança. Finja, realmente, que não escutou.

É comum ver uma criança falando palavrão para chamar a atenção dos pais. Se perceberem que esse tipo de comportamento não rende a atenção desejada, perderão o interesse por ele. Mantenha a calma e aja de maneira tranquila.

| Leia também: + Dicas de como lidar com criança desobediente

Se, por algum motivo, essa tática não der certo, ou se você preferir ensinar a criança que ela não deve fazer isso, tente conversar sobre a escolha de palavras.

Uma boa opção é dizer que, naquela casa, não se usam palavras que podem machucar ou ofender outras pessoas. Normalmente, as crianças não entendem o significado das palavras que repetiram, mas entendem o que significa ofender ou machucar alguém, por isso, conscientizá-las, de uma forma tranquila, é a melhor opção.

Como fazer a criança parar de falar palavrão?

Esse é um ponto delicado já que ele não pode ser encarado como uma repressão perante a liberdade da criança se expressar. Entretanto, separamos alguns tópicos comportamentais que podem auxiliar a criança a parar de falar palavrão.

Não proíba

Em qualquer caso, nada atrai mais do que o ‘proibido’. É melhor oferecer a liberdade para que a criança continue se expressando, mas explicando-lhe que não é o correto e o motivo. Você nunca a deve proibir de dizer essas palavras, já que o que você conseguirá é justamente o efeito contrário, que essas palavras continuem se repetindo.

Não ria

Se você se comportar rindo cada vez que o seu filho solta uma grosseria ou um palavrão, o que estará fazendo é reforçar esse comportamento. O seu filho, por menor que seja, pensará que ele deve estar fazendo o correto porque as pessoas estão gostando e continuará pronunciando.

Expresse-se

Todo mundo sabe que a linguagem corporal também é muito importante para avaliar os comportamentos, inclusive pelas expressões faciais. Se você enruga o nariz ou abre muito os olhos o seu filho entenderá que você não está de acordo, que te incomoda e continuará dizendo.

Ignore a atitude da criança

Calma. Não é para ignorar a criança especificamente, mas a atitude do palavrão. Não existe melhora ‘vacina’ diante de uma palavra mal dita do que a ignorância. Se cada vez que o seu filho disser um palavrão para chamar a atenção, o melhor é ignorar e fazer de conta que não ouviu nada.

Busque palavras alternativas

Se a criança utiliza os palavrões como método para expressar sua raiva, o melhor será oferecê-la um vocabulário para que ela possa fazer o mesmo, mas com outras palavras. O objetivo é que possam canalizar a sua chateação ou frustração. Ou seja: um palavrão por uma outra palavra “mais bonita”.

Vigie o consumo e o vocabulário

Por último, mas não menos importante, é essencial que os pais estejam inteirados sobre o que o filho está consumindo, seja na internet, televisão, no smartphone… muitas vezes, os vocabulários grosseiros não são de origem da própria casa, mas em outros conteúdos que eles consomem. De qualquer forma, é interessante ter esse cuidado com o próprio vocabulário, para que a criança não leve esse tipo de atitude como correta.

Agora que você sabe como lidar com criança falando palavrão, aproveite para procurar escolas de qualidade para elas. Afinal, a educação dos pequenos é feita em parceria entre família e colégio. Encontre aqui uma instituição de ensino de até 80% de desconto.